Aprenda a interpretar dados de instrumentação geotécnica e transforme informações em decisões seguras para obras.
Neste curso de 20 horas, você aprenderá a interpretar criticamente dados de instrumentação geotécnica aplicados a taludes, barragens e contenções. Serão abordados critérios de monitoramento, tratamento e visualização de dados com ferramentas digitais, análise de séries temporais de piezometria, deslocamentos (inclinômetros, extensômetros, radar e InSAR), leituras de tensão, vazão e umidade, com foco em tendências, correlações e critérios de alerta. Os conteúdos são trabalhados a partir de estudos de caso nacionais e internacionais, integrando dados instrumentais, inspeções de campo e análises de projeto para apoiar processos de tomada de decisão em obras geotécnicas
Obras com taludes, barragens e estruturas de contenção têm exigido cada vez mais monitoramento geotécnico para garantir a segurança. Com isso, o mercado de trabalho demanda profissionais capazes de interpretar dados de instrumentação, identificar tendências e estabelecer critérios de alerta, atuando em consultorias geotécnicas, empresas responsáveis pela operação de barragens, empreendimentos de infraestrutura e equipes de segurança de estruturas.
Os conhecimentos desenvolvidos neste curso de extensão podem ser aplicados no monitoramento e na segurança de taludes, barragens e estruturas de contenção. O profissional passa a atuar de forma mais qualificada na análise de séries temporais de dados de instrumentação, elaboração de relatórios técnicos, definição de critérios de alerta e integração entre dados instrumentais, inspeções de campo e análises de projeto para apoiar a tomada de decisão em engenharia geotécnica.
Engenheiro Geotécnico com sólida experiência em projetos de mineração e barragens de rejeito, atuando em diferentes países (Brasil, Reino Unido, Suécia e Canadá). Ao longo de mais de 8 anos de carreira, desenvolveu expertise em caracterização avançada de rejeito, além de atuação em instrumentação geotécnica. Liderou projetos de descaracterização de barragens a montante de grande porte no Brasil, coordenando equipes multidisciplinares, interagindo com clientes, auditores e órgãos reguladores. Atualmente contribui em projetos internacionais de gestão de rejeitos no Reino Unido e Suécia, aplicando metodologias inovadoras de caracterização e monitoramento. Além da atuação técnica e de gestão, dedica-se à formação de novos profissionais, ministrando aulas pela Effyia sobre Análise e Interpretação de Instrumentação Geotécnica, com foco em piezometria, deslocamentos e boas práticas de monitoramento.
Deixe seus dados e receba todas as informações sobre valores, condições de pagamento.
Deixe seus dados que estamos em contato por Whatsapp/E-mail.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e monitorar nosso tráfego.